© 2018 boxarquitectos - all rights reserved.

perfil

boxarquitectos resulta de um encontro de metodologias de trabalho entre Barbara Morgado e Oscar Catarino quando se encontram 

academicamente na mesma Faculdade. 

 

Formam-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2003, tendo posteriormente, diferentes experiências profissionais.

Barbara Morgado colabora com o arquitecto Pedro Rodrigues, no atelier “arquitectura global”, enquanto Oscar Catarino, trabalha no atelier “contemporânea” com os arquitectos Manuel Graça Dias e José Egas Vieira.

Após estas colaborações, voltam novamente a encontrar se no atelier “promontório arquitectos associados”, onde ambos, 

em projectos bastante distintos entre si, desenvolvem trabalho a uma escala maior e de maior complexidade, no âmbito do projecto de ideias, até ao projecto de execução.

A seu tempo recupera-se a ideia de formar atelier, o que vem a acontecer na sequência da formalização de encomendas de projecto no sector privado.

 

Surge então o “espaço de ideias”, que ganha forma, e que desde então tem vindo a ser maturado e “adicionado”, numa “caixa”,... onde regras, princípios e métodos, dão forma a uma linguagem original...”boxarquitectos”  

 

O trabalho que o atelier boxarquitectos desenvolve, abrange o projecto de arquitectura na sua globalidade,  desde o projecto 

de ideias, até ao acompanhamento de obra, passando por um rigor de projecto de execução profundo. 

 

As áreas de desenho referentes à comunicação do projecto em obra e promoção da “ideia”, são abordadas de modos distintos, sendo a par do valor arquitectónico, premissas fundamentais no trabalho do atelier.​ 

 

Actualmente o atelier desenvolve o seu trabalho, com capacidade efectiva na coordenação do projecto, junto com as diferentes especialidades intervenientes, assumindo a responsabilidade na compatibilização do projecto de execução, assegurando princípios de conceito, confrontados com a realidade construtiva.